quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Intimidade Literaria




Dizem q conhecer o íntimo(ai q profundo) de um escritor basta ler seus livros,q o fato de alguns dos mais importantes serem avessos a entrevistas ou qualquer tpo de exposição n importa muito. Achava uma certa forçação de barra, mas é verdade. Eh uma teoria antiga, mas ao começar um blog(guardadas as enormes proporções) me fez repensar essa tese c outros olhos.Um jornalista francês qria fazer uma pergunta dificil pra Marguerite Duras e acabou fazendo a pergunta com o argumento q conhecia a obra dela de cabo a rabo, por isso se sentia íntimo o suficiente pra perguntar sobre o alcoolismo dela, e assim o fez.
Muitas vezs as pessoas q se expressam dessa forma acabam se desnudando demais, vai da personalidade de quem escreve, mas é tdo mto subjetivo,oq pode ser exagerado pra uns n é pra outros e acaba dando margem a mal entendidos, é o preço de dar a cara a tapa. Alguns tem uma baixa tolerância a críticas,mesmo as mais educadas, c o tempo,dependendo do grau de virulência das críticas cria-se uma espécie de casca, uma distância muito saudável pra n se deixar abater, n com opiniões contrárias, mas c grosserias gratuitas tão típicas dos dias de hoje com o anonimato característico da internet.
Eh inacreditável a falta de educação das pessoas,os famosos trolls, covardes virtuais q só merecem o desprezo,deveriam aprender a criticar sem despejar o próprio esgoto mental pra cima dos outros, isso diz mais sobre o leitor doq sobre quem se mostra, seja em artigos, blogs, vlogs ou qqer outras forma de expressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário