sábado, 18 de fevereiro de 2012

Filhotes de Norman Bates

Sou leiga no assunto, claro, mas nada me impede de tentar entender mesmo q de forma superficial nesse tpo de coisa, é um estudo fascinante e estamos rodeados desse assunto, sejam em séries, filmes e a própria realidade.
Como a explicar esse comportamento humano brutal, abominável, perverso q é a psicopatia? Esse impulso q faz um ser humano cometer barbaridades seguidas, sem motivo aparente, arrependimento ou compaixão. N é "apenas" a gravidade do crime é a falta de sentimento, de valores, freio moral e total falta de empatia(akilo q faz a gente se por no lugar do outro). Pesquisando, vendo entrevistas, livros, como da Dra.Ana Beatriz Silva, Mentes Perigosas, da pra chegar em 3 pontos básicos:

1. Dano Cerebral (queda, pancada)
2. Doença Mental
3. Abuso Infantil

Dps de anos de estudos se chegou nesse tripé biológico, psicológico e ambiental/social e nenhum dos 3 sozinho é determinante pra tornar alguém um psicopata grave, até o termo sociopata n se usa mais, no sentido de q o sujeito nasce bom e a sociedade, o meio em q foi criado acaba por "estragá-lo". Testes mostraram q o cérebro dessas pessoas funciona diferente, colocados frente a imagens de por do sol ou assassinatos, a parte responsável pelas emoções simplesmente n apresenta atividade cerebral, algo assim, tanto faz uma bela cena qto uma cena terrível, n existe cura...mas se essa configuração biológica n estiver tiver junto aos outros componentes nem sempre a pessoa se torna violenta.
Nguem acorda um dia do nada c instinto assassino, se formos pesquisar a vida dessas pessoas com certeza veremos atos violentos contra animais na infância/adolescência, colegas, familiares, namoradas, manipulações; são pessoas egocêntricas, bajuladoras, sedutoras, falam oq se quer ouvir, inteligentes no sentido do uso da racionalidade e sem a emoção p atrapalhar seus objetivos.
São os casos considerados graves, os sádicos e os serial killers, mas existem os moderados e os leves, aquele q n hesita em passar perna no colega, aprontam golpes, desfalques, roubam dinheiro publico(ALÔ BRASÊEEEO!!),"apenas" n matam.
Eh incrível q no código penal ainda n exista a figura do psicopata, nguem se mexe p mudar isso, se n trancar e jogar a chave fora ou num hospital psiquiátrico o cara vai voltar a matar, é quem ele é, é sua odiosa natureza (des)humana.

* Num grupo de 25 pessoas 1 é psicopata, numa proporção de 3:1 de homens e mulheres, e a minoria dessa minoria é composta dos famosos serial killlers(Estatística da Sociedade Americana de Psiquiatria).

2 comentários: